Subscribe:

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Existe Amizade entre Homem e Mulher?

Homem e Mulher podem ou não ser só amigos?
Homens e mulheres podem ser somente amigos? Provavelmente você já deve ter feito este questionamento em algum momento da vida. Se você já viveu essa experiência ou assistiu alguns filmes clássicos sobre amizade entre homem e mulher, por exemplo, "Harry e Sally" (1989), "O melhor amigo da noiva" (2008), e a famosa série Friends, a resposta, geralmente, é não.

Você deve conhecer alguma história (ou até já experimentou uma) que começa com a empatia, passa para uma afeição despretensiosa, depois segue para uma amizade forte entre dois cúmplices e, de repente, os dois se descobrem apaixonados. Ou em uma situação problemática: um só quer saber de amizade, enquanto o outro sente uma intensa atração romântica e tem esperanças que um dia o amigo, ou amiga, sinta o mesmo.

Quais são os "tipos" de amizade entre homem e mulher
Para começar, vamos expor quatro possíveis formas de amizade entre homens e mulheres, descritas pela professora de comunicação da Boise State University, Heidi Reeder.
1.Amizade simplesmente: a relação entre o homem e a mulher é de pura e simplesmente amizade, sem qualquer conotação de romance. Por exemplo a amizade no trabalho ou na escola/faculdade, em uma comunidade religiosa ou entre colegas de profissão. Mas isso não quer dizer que em algum momento, geralmente anterior à amizade, um deles não tenha sentido atração física ou romântica pelo outro.

2.Amizade sem atração física: Apesar de não acontecer atração sexual entre os amigos, ao menos um deles reconhece que o outro tem características atrativas para conquistar romanticamente alguém.
3.Amizade com atração física: Pelo menos um dos amigos sente atração física ou sexual pelo outro.

4.Amizade com atração romântica: Quando pelo menos um dos dois tem sentimentos românticos e se apaixona pelo outro.

O que a ciência tem descoberto sobre a amizade entre homem e mulher.
Homens e mulheres podem ser somente bons amigos?
A cultura popular costuma afirmar que onde há amizade entre homem e mulher, há chance de os sentimentos se misturarem e a amizade se transformar, facilmente, em paixão e amor. Para começar a entender melhor como isso pode acontecer foi realizada uma pesquisa recentemente nos Estados Unidos.
A estudiosa norte-americana April Bleske-Rechek e seu grupo investigaram amizades heterossexuais entre homens e mulheres sob o prisma da teoria da evolução. Foram acompanhados 88 pares de colegas estudantes que mantinham uma amizade de pelo menos dois anos de duração e os pesquisadores encontraram resultados bem curiosos.

Os homens sentiram mais atração pelas suas amigas do que as mulheres por seus amigos. Além disso, os homens sobrestimaram mais o quanto suas amigas estariam atraídas por eles do que a situação contrária. A pesquisa também mostrou que o desejo dos homens de encontrar-se com sua amiga ficava inalterado caso ele estivesse em um relacionamento romântico com alguém. Entretanto, as mulheres tendiam a relatar menor desejo de se encontrar com seu amigo enquanto viviam uma ligação romântica com outra pessoa.
Outro dado foi o fato de que a atração do homem por sua amiga não se ofuscava pelo fato dela ter um relacionamento romântico. Por outro lado, as mulheres tendiam a afirmar que tinham menos atração pelos seus amigos quando eles estavam em um relacionamento romântico.

Os estudiosos afirmam que o padrão desses resultados faz sentido dentro de uma perspectiva da evolução, porque o homem tem mais ganho em encontros sexuais de curto prazo, enquanto a mulher, que investe mais na sua prole (em termos de gestação e nascimento do filho) é mais seletiva.

veja como a idade interfere na relação de amizade entre homem e mulher.

Em um segundo estudo, do mesmo grupo de pesquisadores, foram avaliados mais de cem mulheres e homens heterossexuais jovens, com idade média de 19 anos, e um grupo mais velho, com idade média de 37 anos, composto por 142 homens e mulheres. Eles responderam várias questões sobre suas amizades, incluindo uma lista de custos e benefícios. Entre o grupo mais jovem, 38% estavam em um relacionamento romântico, namoro ou noivado, e no grupo mais velho, 90% estavam casados.
De novo, os pesquisadores explicaram que os resultados fizeram sentido do ponto de vista de nosso passado evolutivo. No grupo mais velho, a maioria das pessoas estava imersa em relacionamentos sérios de longa data e descreveu que sentia menos atração por seus amigos do sexo oposto do que no grupo mais jovem. Porém, este não foi o caso para as pessoas mais velhas solteiras. Elas afirmaram ter mais atração por seus amigos do sexo oposto do que os participantes mais jovens.

No total, a atração por um amigo do sexo oposto foi mais frequentemente vista como um ônus ou uma preocupação do que como um benefício da amizade. Em ambos os grupos, a atração física ou sexual foi descrita como uma complicação por 32% dos participantes, índice cinco vezes maior do que o citado como um benefício. Para as mulheres mais jovens e para homens e mulheres do grupo mais velho, sentir mais atração física por seu amigo íntimo foi associado com sentimentos de menor satisfação com seu par romântico. Nem sempre a atração física é ruim para a amizade entre sexos opostos.
Via: bbel

4 comentários:

Anónimo disse...

Eu sempre digo e repito, ñ existe amizade entre homen e mulher!!! Sim existe um respeito entre ambos. Esse interesse já é deixado por Deus!!!

Unknown disse...

A Dellas Joias possui uma linha de pura elegância e requinte.

Parabenize sua mulher com joias fantásticas.

Dellas Joias (www.dellasjoias.com)

(11)3492-7338

Maycon disse...

Não sendo superficial. Mas o homem é um ser puramente sexual. Foi desenvolvido para reproduzir em alta velocidade. Quando rola uma boa amizade entre homem e mulher pode estar acontecendo umas das situações abaixo:
- Ele é amigo dela porque ela é comprometida. Mas ele tem esperança q um dia ela deixe de ser;
- Ele é amigo dela porque ela descola garotas para ele ou o torna polular;
- Ele é amigo porque ela não faz o tipo dele, principalmente no quesito atração sexual;
- Ele é amigo dela por força das circunstâncias. Ex.: Amigo de faculdade, curso, grupo de dança, balé, etc.
- Ele é amigo dela porque não viu outra forma de chamar a atenção da garota.

Claro que há alguma chance de não estar acontecendo nenhuma dessas situações. Mas eu chutaria que as situações acima compreendem 90% dos casos de amizade entre homem e mulher.
- Lembrando que existem mulheres que não sabem diferenciar um homem bonzinho de um homem gentil. Mas isso já um outro papo. Abraços!

Anónimo disse...

Nao existe amizade entre homem e mulher,eu tenho uma amiga a mais d 3 anos,e ela disse q com o passar do tempo foi notando qualidades em mim que ela nao via em outros caras,ela se apaixonou por mim,mas eu vejo ela só como amiga!

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...