1. Seu estômago é mais inteligente do que você pensa
Seu estômago tem mais neurônios do que muitos animais têm no cérebro. Sua coleção de neurônios é tão complexa, que alguns chamam de “segundo cérebro”. Ele é capaz de pensar por si próprio, o que significa que você pode digerir os alimentos sem ter que pensar sobre isso.
2. Você é tão peludo quanto um chimpanzé
Esta afirmação pode parecer falsa logo que você se olha no espelho (a menos que você sofra de hipertricose), mas você é realmente tão peludo quanto um dos primatas. Assim como os chimpanzés, que têm pelos por todo o corpo, o nosso é mais fino e curto do que dos nossos primos peludos. Por centímetro quadrado, temos uma média de 500-1000 folículos pilosos.
3. Você é um milagre
“Você já fez a coisa mais difícil que nunca mais vai poder fazer”, dizem alguns professores de biologia. Tudo começou com uma bola perfeita de células. Como explicar o surgimento de orifícios tão complexos como os olhos, ouvidos e narinas?
4. Você ajuda os vírus
Uma das maiores surpresas descobertas pelo Projeto Genoma Humano foi exatamente saber como colaboramos com os vírus. Os vírus não podem se reproduzir por conta própria – assim, eles inserem o seu DNA em uma célula hospedeira, a fim de ser copiado. Se o vírus insere-se em uma célula de esperma ou ovo, em seguida, a descendência resultante pode transportar o DNA do vírus em cada uma das sua células. Isso já aconteceu tantas vezes na evolução humana que não menos de 9% de nosso genoma é diretamente derivado do vírus.
5. Você não pode fazer cócegas em si mesmo
… A menos que você tenha esquizofrenia. Cócegas foi pensada para ser parte fundamental do vínculo humano, especialmente entre as crianças e seus pais. Mesmo quando crescem, a maioria das pessoas nunca superam a contração nervosa e o riso que vem quando são tocadas em certas partes. No entanto, como sabemos, não podemos agradar a nós mesmos, uma vez que nosso cérebro sabe exatamente o que esperar. Para esquizofrênicos, no entanto, não é tão fácil de reconhecer o toque como pertencente a si mesmos – muitos vão rir.
Confira:
6. Seu corpo é mais jovem do que você
Você está mudando o tempo todo. Você inala, respira, come e excreta. A maior parte dos tecidos do seu corpo está em constante renovação. Acredita-se que a idade média de todas as células do corpo de um adulto podem ter apenas de 7 a 10 anos. No entanto, isso leva a um questionamento interessante, muito debatido por filósofos: se cada parte de você é diferente hoje, você ainda é a mesma pessoa de quando nasceu?
7. Você é praticamente cego
Infelizmente, seus olhos têm uma falha de design: ambos têm um ponto cego.Este ponto cego é grande o suficiente para causar problemas para aqueles que perdem a visão de um olho. Felizmente, para a maioria de nós, o fato de termos dois olhos significa que os pontos cegos passam despercebidos.
8. Você pode contar sem contar
Quando você é apresentado a um grupo de até quatro objetos, você não precisa contá-los para descobrir quantos são. Para estes grupos pequenos, você tem uma compreensão instintiva do número de itens. Os membros da tribo Pirahã no Brasil não têm quaisquer números em sua língua, e por isso eles são incapazes de contar – nem mesmo os pirahã são capazes de compreender números até quatro – não usam números, mas quantidades relativas.
Confira:
9. Você pode não ter o livre arbítrio
É muitas vezes um debate muito violento: você é livre para tomar suas próprias decisões, ou são as suas decisões moldadas por forças além de seu controle? Muitos argumentos têm sido apresentados em ambos os lados do debate, mas aqui vamos nos concentrar no experimento realizado em um paciente por Benjamin Libert.
Libert, ao observar o cérebro do paciente, disse-lhe para mover a mão sempre que quisesse. Libert descobriu que o cérebro registra um desejo de mover a mão antes mesmo do próprio homem estar ciente deste desejo. Isto sugere que podemos agir impulsivamente, sem realmente tomar uma decisão. Mais tarde, parece que fizemos algo de nossa própria vontade, desde que racionalizemos a nossa ação depois que acontece.
10. Você tem listras
Muitos mamíferos têm listras: os gatos podem ter listras muito claras, ou manchas. Os seres humanos não são diferentes – simplesmente nossas listras são geralmente invisíveis. Normalmente, você pode ver estas listras, linhas de Blaschko, quando uma doença afeta um tipo de célula.
Confira também:
Via: Xonei
0 comentários:
Enviar um comentário