Subscribe:

sábado, 7 de dezembro de 2013

Jamie Oliver Desmascara a Farsa dos Hambúrgueres McDonald’s

Conhecido por sua luta para acabar com os restaurantes “fast foods” e tornar a alimentação dos grandes centros urbanos mais saudáveis, o chef britânico Jamie Oliver teve sua primeira “vitória” nos Estados Unidos. Ele conseguiu que a rede de lanchonetes McDonald’s alterasse a receita dos seus hambúrgueres, afirma o jornal britânico “Daily Mail”.

 A receita, que o apresentador e culinarista apelidou de “lodo rosa”, passa por um processo que transforma os restos de gordura e carnes impróprias para consumo em recheio para seus lanches. Após ser centrifugada, a carne é “lavada” em uma solução de hidróxido de amônia e água. A substância química é nociva à saúde, e a exposição excessiva em um longo período pode causar, entre outros efeitos, dor de cabeça, vômito e dores abdominais. 
“Basicamente, estamos falando de comida que seria vendia por um preço muito baixo para produzir comida para cachorro, mas, depois desse processo, é vendida como alimento para humanos”, diz Oliver. A reação da audiência norte-americana ao saber sobre como o lanche é feito causou impacto no país. Em seu programa, “A Revolução Cuilnária de Jamie Oliver”, o chef mostra como são produzidos os alimentos processados que as pessoas consomem diariamente. 

Para explicar como o alimento chega até a mesa das pessoas, Jamie Oliver convida adultos e crianças a se juntar a ele no estúdio.  “Muitas vezes as pessoas não sabem de onde a comida que eles comem vêm, ou a procedência dos alimentos servidos aos filhos deles na escola”, afirma Oliver. Para o britânico, as pessoas teriam um alimentação mais saudável ao terem mais acesso à informação. 
Em entrevista ao jornal britânico “Daily Mail”, o microbiologista Geral Zirnstein, do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, concordou que o uso do hidróxido de amônia deve ser banido. “Não considero que essa ‘coisa’ seja carne moída e acho que permitir que ela seja utilizada como tal é uma fraude”, afirmou Zirnstein. 

Representantes da rede de lanchonetes disseram que a retirada desses produtos de seus cardápios não está ligada a nenhum evento em particular, apenas ao “desejo da rede de respeitar e apoiar os padrões de segurança e qualidade dos alimentos, estipuladas pelo governo dos EUA”. Assista um trecho do programa, em inglês, onde Jamie Oliver critica e explica o processamento dos hambúrgueres: 
Nos EUA, Burger King e Taco Bell já abandonaram o uso de amônia em seus produtos. A indústria alimentar utiliza hidróxido de amônia como um agente anti-microbiano, o que permitiu ao McDonald’s usar nos seus hambúrgueres, carne, de cara, imprópria para o consumo humano. O mais irritante ainda é a situação que essas substâncias à base de hidróxido de amônia sejam consideradas “componentes legítimos em procedimentos de produção” na indústria de alimentos, com a "bênção" das autoridades de saúde em todo o mundo. Portanto, o consumidor nunca poderá se informar quais produtos químicos são colocados em nossa comida. Por isso vai um conselho nosso, deixa de comer esse veneno que são os Hambúrgueres McDonald’s.
Não deixe de ler também:
Via: Poços10

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...