Subscribe:

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

O Que é a Teoria da Conspiração?

A palavra Conspiração vem do Latim que significa respirar junto
A palavra conspiração vem do latim Conspirare e significa respirar junto. Quando dizemos que existe uma conspiração dizemos que um grupo de pessoas agiu junto de forma que criou eventos e acontecimentos que desembocaram numa determinada situação desejada por eles. Seria uma forma de manter em segredo os meios que geraram os fins. As teorias de conspiração nos dizem também que um grupo de pessoas maquiavélicas e poderosas, tais como uma "sociedade secreta" ou "governo sombra" – conspirou para manipular um evento ou uma série de eventos, para alcançar os resultados que eles querem – mantendo segredo.

As teorias da conspiração são muitas vezes vistas com ceticismo exagerado e por vezes ridicularizadas e mesmo desacreditadas, uma vez que raramente são apoiadas por alguma evidência conclusiva, contrastando com a análise institucional, cujo foco é o comportamento coletivo das massas em instituições conhecidas do público, tal como é descrito em materiais acadêmicos e relatos dos média mainstream, de modo a explicar acontecimentos históricos ou actuais sob o ponto de vista dominante (governos, instituições, opinião pública popular), ao invés de associações secretas de indivíduos. Por este motivo, o termo Conspiração é muitas vezes usado de forma depreciativa, na tentativa de desacreditar e caracterizar uma dada crença como bizarra, irracional e falsa, cujo apoiante é ridicularizado e considerado um excêntrico, ou um grupo de lunáticos. Tal caracterização é muitas vezes objeto de disputa, por serem muitas vezes injustas e inexatas .
No final do século XX e inícios do XXI, as teorias da conspiração tornaram-se um lugar comum nos meios de comunicação, o que contribuiu para o conspiracionismo emergente enquanto fenómeno cultural. Acreditar em teorias da conspiração tornou-se, assim, num tema de interesse para sociólogos, psicólogos e especialistas em folclore. Com informações do Wikipedia.
Confira também:

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...