Subscribe:

terça-feira, 7 de maio de 2013

Inland Taipan - A Cobra mais Venenosa do Mundo

Inland Taipan é a cobra mais venenosa do mundo
A taipan é uma cobra da família elapidae encontrada no litoral e no outback australiano.
Existem seis espécies conhecidas. A cobra taipan comum é subdividida em duas sub-espécies: a taipan costeira da Austrália (Oxyuranus microlepidotus) e a taipan de papua (Oxyuranus scutellatus canni) que é nativa da costa sul de Papua-Nova Guiné.

A espécie inland taipan (Oxyuranus microlepidotus) é considerada a cobra mais venenosa do mundo. Possui um veneno hemotóxico potente e complexo (que faz o sangue se liquefazer, destruindo as células sanguíneas, podendo ocorrer hemorragias internas e outras toxinas atacam os músculos), inoculado através de duas presas fixas que tem na parte posterior da boca, capaz de matar um ser humano em menos de 45 minutos. Estima-se que o veneno disponível em suas presas seria capaz de matar 100 homens ou 250.000 ratos. A espécie taipan comum, por sua vez, é considerada a terceira cobra mais venenosa do mundo. É da mesma família da cobra Coral e Naja.
    Confira:   O Animal mais Venenoso do Mundo                 
  
Ela é grande, possui de 2,5 a 3 metros de comprimento, tem escamas lisas com a coloração creme e/ou marrom. Se alimenta de pequenos mamíferos. Ela é, de todas as serpentes elapídeas, a que possui as maiores presas. 

Cabeça: arredondada e comprida, e mais escura que o resto do corpo. No inverno a cor é preto brilhante,alterando-se para marrom-escuro no verão. 
                         
Felizmente, trata-se de uma serpente muito tímida que evita os seres humanos, sendo raramente vista. A taipan também é chamada de cobra-feroz. Arisca, prefere não enfrentar predadores a menos que a ataque, sendo raros os casos de ataques a humanos.
De recordar que em setembro de 2012 na cidade de Kurri Kurri (Nova Gales do Sul, Austrália) um adolescente de 17 anos foi picado por uma  inland taipan e sobreviveu. Mesmo depois de administrar o antídoto, raramente uma vítima sobrevive.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...