Subscribe:

sexta-feira, 29 de março de 2013

A Crucificação de Jesus Cristo Segundo a Bíblia

A Crucificação de Jesus Cristo se inicia com a chegada ao Gólgota. E retiravam toda a roupa do condenado. Entretanto, de acordo com o costume judeu, era permitido que o vestissem com uma espécie de tanga. Os membros do Sinédrio realizavam certa inspeção, não permitindo que infringissem a decência dos judeus.
                a crucificação de jesus
As cruzes não eram muito altas. Geralmente não passavam do dobro da estatura humana. Jesus ficou suspenso a mais ou menos um metro do chão. No meio da haste vertical, havia uma clavilha de madeira, que parecia uma haste. Nessa espécie de cavalete, o condenado era erguido, por meio de cordas ou correias. Na crucificação, o corpo ficava sustentado por essas amarrações, e impedia que este caísse ao solo, caso sua mão fosse rasgada.
O peso do corpo fazia com que os ferimentos causados pelos pregos, cada vez mais aumentassem. Muitos desenvolviam febre, convulsões e espasmos musculares que traziam ainda mais tormento em ondas de dor insuportáveis.
A crucificação trazia um suplício infame. A forma mais desonrosa de morte, degradante e extremamente dolorosa. Jesus passou as suas últimas horas de vida, suportando dores atrozes. Os pregos entravam rasgando os tecidos mais inervados dos pés, fazendo com que o crucificado se contorcesse de dor!

No que estes respodiam aos seus algozes com enxurradas de insultos e maldições. Mas a resposta de Jesus mostrava muito do seu sublime caráter. O Mestre rogava por seus executores, pedia que o Pai os perdoasse. É em momentos de crise como esta, que se manifesta o verdadeiro conteúdo da alma.
"E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem. E, repartindo as suas vestes, lançaram sortes." Lucas 23:34

Palavras que demonstram a sua superioridade moral, sua força, ternura e doçuras infinitas. Ele era realmente um Rei de uma grandeza que não era deste mundo, o Mestre do amor. Cegos pelo ódio, os que o entregaram para ser crucificado eram indesculpáveis, mas Jesus, mesmo em sofrendo dores terríveis, deixa de pensar em si mesmo para pensar nos pecadores e os perdoar.

O Sofrimento Moral da Crucificação de Jesus
Na crucificação de Jesus, era ainda mais doloroso ter diante de Si, logo abaixo, sua mãe e seus amigos. Ver a expressão de amargura nos Seus olhos. Seus lábios balbuciando, se misturando com lágrimas, profunda tristeza e pranto, por aquele que estava morrendo lentamente, por ter feito apenas o bem. Jesus era um rei que sofria crucificação, por ter falado somente verdade e amor.
                                  

Os Soldados Repartem as Vestes de Jesus
Os soldados tinham por lei direito de ficar com a roupa dos crucificados. Como eram quatro soldados, dividiram o manto, o turbante, o cinturão e as sandálias. A túnica porém, a parte principal das vestes, era feita de um só tecido, sem costura alguma.

"E, havendo-o crucificado, repartiram as suas vestes, lançando sortes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta: Repartiram entre si as minhas vestes, e sobre a minha túnica lançaram sortes." Mateus 27:35

Após a crucificação de Jesus, os soldados chegam a um acordo e lançam sortes sobre ela, cumprindo assim a profecia do Salmo 22.18.

"Repartem entre si as minhas vestes, e lançam sortes sobre a minha roupa." Salmos 22:18

A Inscrição de Pilatos na Crucificação
Os romanos colocavam uma tábua com a inscrição do motivo da crucificação, na parte superior da cruz. E foi escrita em três línguas: o latim, idioma oficial do governo romano, grego e hebraico - em sua derivação aramaica. E a acusação sobre a sua cabeça dizia Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.
                                  
Os membros do Sinédrio tentaram dissuadir Pilatos de mudar a incrição para "ele disse: Sou o Rei dos Judeus". Mas Pilatos não aceitou. Era uma forma de humilhar os membros do Sinédrio e se vingar deles.

Os Dois Ladrões na Cruz
Dois bandidos, salteadores, sediciosos como Barrabás foram à crucificação com Jesus. As cruzes foram levantadas à direita e outra à esquerda. Uma homenagem de zombaria ao Rei crucificado. Mas Deus permitiu que isso acontecesse para se cumprir a profecia:

"e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores." Isaías 53:12

E em meio a crucificação, um dos ladrões se junta ao jogo cruel de insultos e injúrias.

"E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós." Lucas 23:39

Mas logo Jesus percebe um defensor inesperado.

"Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação? E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez." Lucas 23:40-41

Este ladrão, ainda que tardiamente, estava a refletir sobre todo o percurso da sua vida. Como fora seduzido por uma "nobre luta de liberdade". O espírito de aventura, a vontade de ser libertar da dominação, exploração, do jugo e dos impostos romanos, o compeliram a praticar diversos crimes "em nome da causa".

Roubo, sangue e sedição sujavam suas mãos. Ele viu o quanto fora enganado, como nada daquilo valeu a pena! E acabou tudo na crucificação.
                            
E passava a admirar a verdadeira coragem, que estava no Salvador ao seu lado. De repente ele percebeu que crer em Jesus é que era a verdadeira luta por liberdade, justiça, paz e amor.

Arrependido, vira-se para o Mestre e lhe faz uma súplica, com uma viva expressão de fé:

"E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino." Lucas 23:42

Um ato de fé admirável, visto as circunstâncias em que se encontravam.

Jesus, que não havia respondido a nenhum insulto ou blasfêmia que lhe eram dirigidas, porém com muito amor responde à súplica sincera do ladrão na cruz:

E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lucas 23:43

As Trevas Sobre Toda Terra na Crucificação
Por volta da hora sexta, ou seja, do meio-dia, ocorre um fenômeno extraordinário. Se da parte dos homens, não havia nenhuma manifestação de compaixão pela crucificação, a natureza ao contrário, se vestia de luto e protestava contra o maior crime já cometido na história da humanidade.
                                  
O sol se escureceu até a hora nona, em homenagem ao seu criador, que estava agonizando na cruz, próximo da morte.

"Eli, Eli, Lamá Sabactani"
Jesus pronunciou com voz forte estas palavras, em que mostrava uma angústia e aflição indescritíveis. "Deus, meu, Deus meu, porque me desamparaste?" Era uma forma melhor de expressar o peso esmagador dos pecados humanos, que ele no momento da crucificação trazia sobre si.

E era assim cumprida a profecia do Salmo 22.1
Via: rudecruz

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...