Subscribe:

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

A Química do Beijo


Sabe o que acontece com seu corpo quando você esta beijando? Não muito? Então vamos entender melhor... Existe uma explicação biológica para o beijo nos proporcionar sensações tão prazerosas.

Quando beijamos alguém, liberamos (além de saliva e outras coisas) alguns neurotransmissores - substâncias químicas que transmitem mensagens ao corpo - causando uma leveza física e psicológica.
No ato de beijar, regiões encefálicas chamadas glândula pituitária, tálamo e hipotálamo liberam esses neurotransmissores. Isso é a química do beijo!
Quando alguém sofre de “paixonite”, seu corpo é afetado por várias substancias, sendo uma delas a feniletilamina. Uma simples troca de olhar, um aperto de mão ou beijo apaixonado podem desencadear a produção de feniletilamina.

Há décadas os cientistas conhecem essa substância, mas só agora foi descoberta sua relação com o amor. Pesquisadores sugerem que o cérebro de uma pessoa apaixonada contém elevadas taxas de feniletilamina, e que esta substância poderia ser a responsável, em grande parte, pelas sensações e modificações fisiológicas que experimentamos quando estamos apaixonados.
Sabe aquelas sensações de quando se esta amando? A euforia, a insônia, a perda de apetite e o pensamento obsessivo em quem você ama (ahh... e um certo estado de demência também. Hehehe). Esses comportamentos estão ligados ao neurotransmissor dopamina. A dopamina está de alguma forma, que não se sabe ao certo, relacionada com as endorfinas que são neurotransmissores do prazer e sensação amorosa.
O beijo também está relacionado com os nossos sentidos. Durante o beijo visualizamos a pessoa amada mais de perto, sentimos o seu cheiro, sentimos o seu gosto e tocamos uma das partes mais sensíveis no nosso corpo, os lábios. Tudo isso nos leva a liberar adrenalina, o que nos causa aumento do ritmo da respiração, acelera os batimentos cardíacos e dá aquela sensação de borboletas no estômago.

Durante um beijo são mobilizados 29 músculos, sendo 17 linguais. Há uma melhora na oxigenação do sangue, o que mostra que o beijo tem também benefícios para a saúde. Mas há um detalhe, no beijo há uma considerável troca de substâncias, como água, albumina, matérias gordurosas, sais minerais e sem falar em outras 18 substâncias orgânicas, cerca de 250 bactérias, e uma grande quantidade de vírus.
Mesmo assim, do ponto de vista medico, beijar faz muito bem para a saúde! Lembrando que fiz esse texto visando mostrar como o nosso corpo se comporta diante do amor, contudo o amor vai muito além de liberação de substancias e explicações químicas... Mexe também com o ponto fraco de muitos homens: O bolso!

Não deixe de ler também:
As 10 Melhores Curiosidades sobre o Beijo
Via: fm-fiatlux

2 comentários:

Anónimo disse...

muito bom o texto mas essa de mexe no bolso de vcs homens ñ tem nada a ver, hoje tem muitas mulheres que tem seu bolso mexido tbm ou como no meu caso de ambos... mas esse comentario ñ tirou "bilho" do texto.

Anónimo disse...

eu amo beijar

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...