Subscribe:

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Você quer Ter Razão ou Ser Feliz?

Oito da noite, numa avenida movimentada. O casal já está atrasado para jantar na casa de uns amigos e não conhecem o endereço, então consultam o mapa antes de sair.
Enquanto ele dirige o carro, ela fala para virar a próxima rua à esquerda. Mas ele tem certeza de que o certo é virar à direita, então eles discutem. Percebendo que além de atrasados, eles poderiam ficar mal humorados e acabar com a noite agradável, então ela deixa que ele decida.

Ele vira à direita e percebe que estava errado. Embora com dificuldade, admite que insistiu no caminho errado, enquanto faz o retorno. Ela sorri e diz que não há nenhum problema se chegarem alguns minutos atrasados.

Então ele pergunta: Se você tinha tanta certeza de que eu estava indo pelo caminho errado, devia ter insistido um pouco mais!
E ela diz: Entre ter razão e ser feliz, prefiro ser feliz. Estávamos à beira de uma discussão. Se eu insistisse mais teríamos estragado a noite!

Essa pequena estória foi contada por uma empresária durante uma palestra. Ela usou a cena para ilustrar quanta energia nós gastamos apenas para demonstrar que temos razão, independentemente de tê-la ou não.

Vale a pena querer sempre ter razão?
Uma das principais virtudes no relacionamento entre as pessoas é a flexibilidade. Toda e qualquer rigidez no pensar, no agir ou na forma de ver o mundo é uma espécie de teimosia. O teimoso tem um apego excessivo às próprias opiniões, aos próprios gostos, raramente admitindo a sua imperfeição humana. Conviver com pessoas que sempre querem ter razão traz um grau excessivo de insatisfação e desgaste. A rigidez leva ao desrespeito a individualidade de cada um querendo que todos vejam o mundo da nossa forma e tenham os mesmos valores do que nós.
É uma violência desejar controlar e dominar os pensamentos dos outros. Cada um tem uma forma específica de ver e lidar com o mundo. A relação amorosa só existe quando aceitamos o outro como ele realmente é. Amamos no outro aquilo que ele tem de diferente de nós. É nas diferenças que a vida ganha movimento.

Aceitar com suavidade as nossas imperfeições, os próprios erros e estar disposto a se desfazer do excesso de rigidez é o principal caminho para crescer e avançar melhorando nossos relacionamentos, saindo do estado permanente de crítica e julgamento. Ter razão não significa estar certo… Por que deixar minar um relacionamento importante se um gesto de generosidade, de boa vontade pode fazer a diferença?
Faça a sua parte e seja feliz. É isto que realmente importa ou você ainda prefere ter razão?
Autora: Marlene Heuser.

3 comentários:

Anónimo disse...

ISSO É PURA VERDADE

Anónimo disse...

Pura verdade!

Anónimo disse...

Se a porra do meu namorado lesse isso e entendesse... ��

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...