Subscribe:

terça-feira, 9 de abril de 2013

Por que o Cão é Considerado o Melhor Amigo do Homem?

                  
Estudiosos afirmam que os cães surgiram da domesticação do lobo cinzento asiático há cerca de 100.000 anos. Com o passar do tempo os filhotes de lobo foram se adaptando a aproximação do homem e se tornou um animal dócil. Hoje estima-se que exista no mundo inteiro aproximadamente  400 raças de cães. Eles se tornaram animais sociaveis e  possuem várias características que os tornam de grande utilidade para o ser humano.
Ele não liga se você mora em uma mansão ou na rua, qual sua religião ou a cor da pele. Vasilhas com água limpa e comida, um pouco de cuidado, carinho e respeito bastam para ganhar a confiança de um bicho especial: o cão, que recebe o título de melhor amigo do homem.
                  
Antes de sua domesticação, há milhares de anos, o cão vivia em matilha (grupo), na qual tinha obrigações a cumprir, como proteger os companheiros. Desde que começou a conviver com os humanos, passou a considerar os donos como integrantes da matilha. Por isso, se arrisca para defendê-los e fica alerta aos perigos que possam ameaçá-los.

Em geral, o cão está sempre disposto a acompanhá-los a um passeio. Não fala mal de ninguém e não se importa com a aparência que eles têm. Às vezes, é tão unido aos donos que se um deles adoece, o bicho fica juntinho ao pé da cama, esperando que melhore. São características como essa que fazem dele um companheirão.

A frase “O cão é o melhor amigo do homem” foi dita durante um julgamento feito pelo advogado americano, George Graham Vest  em 1870, quando defendia a morte de Old Drum o melhor cão de caça de um fazendeiro local. Um vizinho, desconfiado que o animal andava matando suas ovelhas, deu ordens para que atirassem no cachorro, quando Old Drum foi encontrado morto seu proprietário resolveu processar o culpado. Com um belíssimo discurso George Vest ganhou a causa.
A amizade entre o cão e o homem é muito antiga. Acredita-se que há cerca de 400 mil anos, o ancestral do ser humano, chamado Homo erectus, caçava filhotes e fêmeas de lobo. No entanto, como nem todos os bichos eram comidos, os que sobreviviam eram criados pelo hominídeo. Assim, os dois começaram a conviver. Com o tempo, o homem passou a comer outros tipos de alimento e a confiança entre os dois cresceu. Aos poucos, o bicho foi domesticado e passou a ser utilizado para defender humanos de perigos, como invasores, e como companhia na caça.

4 comentários:

Anónimo disse...

uau estou fazendo uma ´pesquisa sobre isto e eu achei aki obrigada

Anónimo disse...

Nossa!! Voces estudam bem!...muito boa as respostas...achei tudo que eu queria para uma pesquisa escolar! obrigada

Anónimo disse...

se vcs soubessem como eu amo os cachorros os caes são meus animais favoritos :) amo tds as raças num importa se e feio ou bonito o que importa eo coração :]

Anónimo disse...

Amei esse texto, os cães são os meus animais favorito, sou defensora deles e de todos o animais ! <3

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...