Subscribe:

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Quem Inventou o Casamento?


Foi Deus quem criou  o casamento
Imaginar quem inventou o casamento é um desafio e tanto ou não? Na verdade,  origem  do casamento pode estar relacionada com a origem do próprio homem e a sua busca irracional pela perpetuação da espécie. A propósito, como está dito nas sagradas escrituras, desde o começo de tudo, quando Deus criou a raça humana, já definiu que ambos, homem e mulher, teriam de ter algum tipo de relacionamento para poder dar continuidade à sua criação: "Venerado seja entre todos o matrimónio e o leito sem mácula; porém aos que se dão a prostituição e aos adúlteros Deus os julgará."( Heb. 13:4). Da forma como está registado no primeiro livro da Bíblia, “Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou. Macho e fêmea os criou” (Gênesis 1.27).
Os historiadores costumam afirmar que a invenção do casamento da forma como o conhecemos remonta na história da antiga Roma, época em que na qual surgiram as primeiras cerimónias religiosas com a presença de uma noiva!
Sim, antes disso, parece que a noiva não precisava comparecer a evento algum, bastando cumprir um papel complementar na rotina do marido, o que incluía ter uma residência segura, para o casal.
Na Roma antiga, a noiva se vestia com trajes especiais para a ocasião, com direito a flores brancas nos cabelos e espinhos para fixar o penteado. As flores naquela época significavam a felicidade, não sei se necessariamente dela, do casal ou do noivo, e os espinhos serviam para afastar os maus espíritos. O uso do véu acontecer mais tarde e era uma referência a uma deusa romana chamada Vesta, que deveria proteger os lares e que simbolizava a honestidade e a virgindade da noiva. 

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...