Subscribe:

quarta-feira, 20 de março de 2013

Kurt Cobain - O Eterno Vocalista dos Nirvanas e sua Misteriosa Morte

Kurt Donald Cobain, conhecido internacionalmente por Kurt Cobain, vocalista dos NIRVANA nasceu em Abardeen (E.U.A) a 20 de Fevereiro de 1967. Teve uma infância feliz até aos oito anos, altura em que os pais se divorciaram, este facto fez mudar a vida dele. Kurt viveu em casa da mãe por uns tempos, mais tarde mudou-se para a casa do pai, reparou que em nenhum dos sítios era bem aceite e abandonou as casas. Viveu debaixo da ponte de Abardeen e mais tarde na casa de um colega de escola, a canção "Something in the way" é dedicada a esse momento da sua vida em que se tornou num "vagabundo" nas ruas de Abardeen. Tambem viveu em casa da sua namorada, à qual lhe dedicou a canção “About a girl”
Dentre suas principais composições, o single Smells Like Teen Spirit, do segundo álbum do Nirvana, "Nevermind", foi o responsável pelo início do sucesso do grupo e do próprio Kurt, popularizando um subgênero do rock alternativo chamado grunge. Outras bandas grunge de Seattle, como Alice in Chains, Pearl Jam e Soundgarden, ganharam também um vasto público e, como resultado, o rock alternativo tornou-se um gênero dominante no rádio e na televisão nos Estados Unidos do início à metade da década de 1990. O Nirvana foi considerada a banda "carro-chefe da Geração X", e seu vocalista, Kurt Cobain, viu-se ungido pela mídia como porta-voz da geração, mesmo contra sua vontade. Cobain estava desconfortável com a atenção que recebeu, e colocou seu foco na música da banda, acreditando que a mensagem da banda e sua visão artística tinham sido mal-interpretadas pelo público, desafiando a audiência da banda com o seu terceiro álbum "In Utero". Desde sua estreia, a banda Nirvana, com Cobain como compositor e vocalista, vendeu mais de vinte e cinco milhões de álbuns nos Estados Unidos, e mais de cinquenta milhões em todo o mundo.
Após tornar-se famoso, casou-se com Courtney Love, vocalista da banda Hole, de quem teve uma filha, chamada Frances Bean Cobain. 
Kurt sempre teve tendências suicidas, mas certamente ninguém previa o que iria acontecer. Kurt foi encontrado morto no dia 8 de Abril de 1994 em sua casa. Não se sabe se foi suicídio ou homicídio, há várias hipóteses e uma delas é que teria sido Courtney que por sua vez nega tudo. A outra é a de que se teria suicidado com uma arma. Mas como teria sido suicídio? A arma não tinha impressões digitais, Cobain tinha uma dose muito elevada de heroína no sangue e supõe-se que a carta de despedida tenha sido acrescentada. O vocalista da banda "El Duce" afirma que Courtney lhe ofereceu uma quantia elevada para o matar, o detective Tom Grant jura a pés juntos que foi homicídio e ainda muitos fãs acreditam que foi suicídio apesar da maioria das  provas apontarem para o homicídio.


Carta de Suicidio atribuída a Kurt Cobain

Clica na imagem para ampliar
Para Boddah

Falando pela voz de um simplório experiente que obviamente preferia ser um queixoso castrado e infantil. Esta nota deverá ser bem fácil de compreender. Todos os avisos dos cursos de punk rock 101, ao longo dos anos, desde a minha primeira introdução à, diremos, ética associada à independência e à aceitação na vossa comunidade, provaram-se verdadeiros. Há anos que não sinto a excitação de ouvir, ou mesmo criar música, nem sequer compor e escrever. Sinto-me culpado, para além daquilo que as palavras exprimem. Por exemplo, quando estamos no backstage e as luzes se apagam e o barulho ensurdecedor do público começa, não me impressiona da mesma forma que impressionava Freddy Mercury, que parecia adorar e saborear o amor e adoração do público, o que é algo que eu admiro e invejo nele. A realidade é: Não sou capaz de vos enganar. Nenhum de vocês. Simplesmente não seria justo nem para vocês nem para mim. O pior crime que eu imagino cometer seria enganar as pessoas, ludibriando-as e fingindo que me estava a divertir a 100%. Ás vezes parece-me que preciso de um toque de gongue para me empurrar para o palco. Tenho tentado tudo ao meu alcance para apreciar isso (e ainda aprecio, Deus, acreditem que aprecio, mas não é suficiente).
Reconheço que eu e nós influenciámos e divertimos muita gente.
Eu devo ser um desses narcisistas que só dá valor às coisas quando as perde. Sou muito sensível. Tenho de estar já um pouco entorpecido para recuperar o entusiasmo que tinha quando era criança.
Nas últimas 3 tournées consegui dar muito mais estima às pessoas que conheci pessoalmente e aos fãs da nossa música, mas mesmo assim não consegui ultrapassar a frustração, a culpa e a empatia que sinto por toda a gente. Há algo de bom em todos nós e eu penso que simplesmente amo demasiado as pessoas. Amo-as tanto que faz-me sentir tão triste. O tristonho, pequeno, sensível, peixes, Jesus meu! Porque é que não gozas a cena? Eu não sei!
Tenho uma mulher que é uma deusa que transpira ambição e empatia… e uma filha que me faz lembrar demasiado de como eu costumava ser. Cheia de amor e alegria, metendo-se com toda a gente que encontra porque todas as pessoas são boas e ninguém lhe fará mal. E isso aterroriza-me ao ponto de quase não funcionar. Não consigo imaginar que a Frances poderá vir a ser o infeliz, auto destrutivo, death rocker, em que eu me tornei. E correu-me tudo bem, tão bem e estou agradecido, mas desde os sete anos que odeio todos os seres humanos, de uma forma geral. Só porque parece tão fácil às pessoas conviverem e terem empatia. Empatia! Só porque eu amo e sinto pena das pessoas em excesso, talvez por isso.
Agradeço-vos a todos da boca do meu estômago ardente e nauseado, as vossas cartas e a vossa preocupação ao longo dos últimos anos. Sou uma pessoa demasiado excêntrica, instável, criança! Já não tenho a paixão e então lembrem-se, é melhor arder que esvanecer.
Paz, amor, Empatia.
Kurt Cobain

Frances e Courtney estarei no vosso altar.
Por favor Courtney continua
Pela Frances
Pela sua vida que será bem mais feliz sem mim.

Amo-vos, AMO-VOS!

Kurt morreu de um tiro que, literalmente, lhe rebentou a cabeça. "Ele era consciente do que lhe iria acontecer pois atou ao peito os seus documentos pessoais para que o conseguissem reconhecer", segundo uma testemunha. Apesar disso tudo a polícia teve que recorrer ás impressões digitais para certificar que era Cobain. No chão estava escrita uma nota que num princípio seria para abandonar os Nirvana, mas serviu como despedida ao Mundo.

O corpo de Kurt foi encontrado por um electricista que foi a instalar um sistema de segurança na casa. O corpo foi cremado e as cinzas foram metidas num urso de peluche.

No dia da morte de Kurt muitos fans fizeram parar o trânsito em Seattle, cidade onde ele nasceu, e muitos outros suicidaram-se da mesma forma.

Não se sabe se foi suicídio ou homicídio, mas porquê é que se iria suicidar? Tom Grant afirma que foi homicidio, muitos pensam que foi Courtney que o matou por questões de dinheiro.

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...