Subscribe:

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Quem Acorda Cedo é mais Magro e mais Feliz, Diz Estudo

Um levantamento feito com mais de mil homens e mulheres, publicado no jornal Daily Mail, aponta que os que saem da cama mais cedo são mais magros, saudáveis e felizes do que os que gostam de acordar tarde.

A pesquisa da Universidade Roehampton, na Inglaterra, analisou a relação entre hábitos de sono e saúde e descobriu que acordar cedinho diminui os índices de depressão e ansiedade, bem como colabora para o hábito de tomar café da manhã, que também está associado à boa forma. Entre os pesquisados, 13% acordavam antes das 7h da manhã todos os dias da semana, incluindo sábados e domingos. O total de 6% da amostra disse acordar regularmente antes das 9h, mas estender um pouco mais o sono aos fins de semana. Entretanto, o pesquisador Jorge Huber ponderou que o hábito de dormir e acordar tarde não representa necessariamente menos saúde em relação aos que pulam da cama logo cedo, mas as estatísticas apontam benefícios para os que criam o hábito de não enrolam para levantar.
"Em algumas profissões, há claras vantagens em ser uma pessoa mais noturna, mas há indicações de que dormir tarde colabora para noites mal dormidas", disse ao jornal inglês. Para entender com mais profundidade os resultados da pesquisa, veja o que acontece com o nosso organismo a cada período durante e depois do sono em função do chamado “relógio biológico”: Das 21 às 23h: É o horário em que o corpo realiza atividades de eliminação, químicos desnecessários e tóxicos (desintoxicação), mediante o sistema linfático do nosso corpo. Neste horário do dia devemos estar num estado de relaxamento, escutando música, por exemplo. Das 23h – 01h: o corpo realiza o processo de desintoxicação do fígado, e, em condições ideais deve ser processado num estado de sono profundo, já que consome um aporte razoável de energia. 1h – 3h: processo de desintoxicação da vesícula biliar, idealmente deve suceder também num estado de sono profundo. 3h – 5h: desintoxicação dos pulmões. É por isso que por vezes neste horário se produzem fortes acessos de tosse. Quando o processo de desintoxicação atinge o trato respiratório, é melhor não tomar medicamentos para a tosse, já que interferem no processo de eliminação de toxinas. 5h – 7h: desintoxicação do cólon. É o horário de ir ao banheiro para esvaziar o intestino. 7h – 9h: absorção de nutrientes no intestino delgado. É o horário perfeito para tomar o café da manhã. Especialistas também defendem que, quando estamos doentes, tomar o café da manhã mais cedo (antes das 6h30) garante maior absorção de nutrientes e uma recuperação mais rápida.
A primeira refeição antes das 7h30 é benéfica para aqueles que querem manter-se em forma. Os que não têm por hábito alimentar-se logo cedo, devem tentar mudar o hábito, sendo menos prejudicial realizá-lo entre as 9:00 e as 10:00 em vez de ficar a manhã completa sem comer. Dormir tarde e despertar tarde interrompe o processo de desintoxicação de químicos desnecessários ao organismo e desregula a dieta do dia seguinte, o que contribui gradativamente para o desenvolvimento do sobrepeso e dos problemas emocionais.

Não deixe de ler também:

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...