1. A fama de azar da sexta-feira 13 é a mais popular entre os cristãos. Explica-se: Jesus Cristo foi crucificado numa sexta-feira e, na sua última ceia, havia 13 pessoas à mesa — ele e os 12 apóstolos.
2. Antes disso, porém, existem versões que provêm de duas lendas da mitologia nórdica. Na primeira delas, conta-se que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses. Daí veio a crendice de que convidar 13 pessoas para um jantar era desgraça na certa.
3. Segundo outra história, a deusa do amor e da beleza era Friga. Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, Friga foi transformada em bruxa. Como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio. Os 13 ficavam rogando pragas aos humanos.
4. Há também suspeitas de que a crença venha de uma rixa entre o rei francês Filipe, o Belo, e a Ordem dos Templários. No século XIV, o monarca decidiu cobrar impostos da Igreja Católica. O papa Bonifácio VIII ficou indignado e o excomungou. Filipe tentou, então, entrar para a Ordem dos Templários. Assim, se reaproximaria da Igreja. Mas não foi aceito. Por vingança, ordenou a prisão e tortura de 5 mil cavaleiros. Isto ocorreu em 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira.
5. Quem tem medo de sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafóbico. O termo vem da junção das palavras gregas "paraskevi" ("sexta-feira"), "dekastreis" ("treze") e "phobia" ("medo"). A palavra é considerada uma variação do termo "triskadekafobia", ou "fobia do número 13".
6. O principal Ato Institucional da Ditadura Militar no Brasil, o AI-5, foi decretado no dia 13 de dezembro de 1968. Coincidência ou não, esse dia caiu numa sexta-feira.
7. De acordo com um estudo publicado pelo "British Medical Journal" em junho de 2008, os acidentes de carro aumentam 52% nas sextas-feiras 13, na Inglaterra. Por outro lado, o Centro Holandês de Estatísticas Atuariais, em estudo publicado no mesmo mês, diz que há menos registros de acidentes, roubos e incêndios no "Dia do Azar".
8. Essa estatística também vale na Eslováquia. Um estudo da Allianz Seguros apontou que há mais registros de acidentes de carro em sextas-feiras 13 do que nos outros dias do ano. A pior sexta-feira 13 foi em agosto de 2010, quando uma tempestade noturna provocou 912 desastres.
9. Na cidade de São Paulo, o Centro de Controle de Zoonoses proibiu que gatos pretos sejam adotados em sextas-feiras 13. Tudo para poupar os bichanos de possíveis rituais de magia negra.
Confira: A Sexta-feira 13 e suas Superstições
10- O pior incêndio de florestas na história da Austrália ocorreu em uma sexta-feira 13 de 1939, onde aproximadamente 20 mil quilômetros de terra foram queimados e 71 pessoas morreram
11- A queda do avião que levava a equipe uruguaia de rúgbi nos Andes foi em uma sexta-feira 13 de 1972. Os acontecimentos neste acidente deram origem ao filme Vivos! de 1993 com direção de Frank Marshall (Resgate Abaixo de Zero).
12 - Sabia que no Japão e alguns países da Ásia, o número 13 não existe nos prédios?
13 - E que o cantor Roberto Carlos sendo um homem muito supersticioso, simplesmente tira folga, não só nas sextas-feiras treze mas também em todos os dias 13 do ano, para evitar maus agouros?
14 - No judaísmo o número 13 não indica o fim, mas sim a transformação, o renascimento?
15 - Sabia que o cubano Fidel Castro, Stevie Wonder (cantor), Thomas Jefferson (presidente dos Estados Unidos), Gary Gasparov (campeão xadrez), L.Ron Hubbard (fundador da Cientologia) e Margaret Tatcher (Ex-primeira ministra da Inglaterra) nasceram numa sexta-feira 13?
16. Mais de 60 milhões de pessoas no mundo todo alegam mudar suas rotinas nas sextas-feiras 13. Algumas até nem vão trabalhar, outras evitam pegar o carro e as mais medrosas passam o dia todo na cama.
Sem comentários:
Enviar um comentário